quarta-feira, dezembro 13, 2006

The Doors - Texas Radio and the Big Beat/Love me Two Times



Em Fevereiro de 1969, Morrison assistiu a uma peça de teatro que mudou o curso da sua vida, bem como do destino do grupo. No Bovard Auditorium da University of Southern California os The Living Theatre apresentaram uma peça bastante pesada que urgia às pessoas para rejeitarem as suas inibições à liberdade.

A peça apelou à demanda pessoal de Morrison pela sua liberdade pessoal, resultando numa Jam session em estúdio na noite seguinte, 25 de Fevereiro, que se tornou a lendária sessão "Rock is Dead", lançada posteriormente em 1997 no The Doors box set, e antecedeu um episódio muito discutível da vida de Morrison e uma das histórias mais notórias do rock.

O incidente ocorreu a 1 de Março de 1969, num concerto dado em Miami, na Florida, no Dinner Key Auditorium. Morrison supostamente expôs-se durante o desempenho. Tinha estado a beber desde o seu voo para o concerto. O auditório de 6,900 lugares estava lotado com quase o dobro da sua capacidade, e não tinha ar condicionado. Assim que a banda entrou em palco, Morrison começou a berrar ao microfone:

"Now listen here, I ain't talking 'bout no revolution, and I'm not talkin' about no demonstrations.

"I'm talking about having a good time, I'm talking about having a good time this summer. And you all come out to L.A., you all get out there, we're gonna lie down there in the sand and rub our toes in the ocean, and we're gonna have a good time, are you ready, are you ready, are you ready, are you ready, are you ready, are you ready, are you ready, are you ready?

"Now listen! I used to think the whole thing was a big joke. I used to think it was something to laugh about. And then the last couple of nights I met some people who were doing somethin'! They're tryin' to change the world! And I wanna get on that trip! I wanna change the world. Wanna change it. Yeeeeeeaaaaaahhh - change it."

Em alguns minutos Morrison mudava de tom:

"Now listen, I'm not talkin' about no revolution, an' I'm not talkin' about no demonstration! I'm talkin' about having fun! I'm talkin' about dancin'! I wanna see you people get up and dance! I wanna see you people dancin' in the street this summer! I wanna see you have some fun. I wanna see you run around. I wanna see you paint the town. I wanna see you ringin' out. I wanna see you shout. I wanna see some fun. I wanna see some fun from everyone."

O acto acabou com as ominosas palavras: "ANYTHING YOU WANT! LET'S DO IT! LET'S DO IT! LET'S DO IT!"

O incidente permanece inconclusivo. Morrison disse: "Desperdiçei muito tempo com o julgamento de Miami. À volta de um ano e meio. Mas acho que foi uma experiência valiosa porque antes do julgamento eu tinha uma ideia muito irreal sobre o sistema judicial Americano. Os meus olhos foram abertos um pouco".

Embora o incidente de Miami estragasse a reputação da banda, Morrison saiu calmamente ileso dos seus resultados. Ele mais tarde disse: "Penso que eu já estava farto com a imagem que tinha sido criada à minha volta ..assim acabei com ela numa noite gloriosa".



Fiquem hoje com um vídeo retirado de um espectáculo para uma televisão dinamarquesa.
Jinhos.

"The Wasp (Texas Radio And The Big Beat)"

I wanna tell you 'bout Texas Radio and the Big Beat
Comes out of the Virginia swamps
Cool and slow with plenty of precision
With a back beat narrow and hard to master

Some call it heavenly in it's brilliance
Others, mean and rueful of the Western dream
I love the friends I have gathered together on this thin raft
We have constructed pyramids in honor of our escaping
This is the land where the Pharaoh died

The Negroes in the forest brightly feathered
They are saying, "Forget the night.
Live with us in forests of azure.
Out here on the perimeter there are no stars
Out here we is stoned - immaculate."

Listen to this, and I'll tell you 'bout the heartache
I'll tell you 'bout the heartache and the lose of God
I'll tell you 'bout the hopeless night
The meager food for souls forgot
I'll tell you 'bout the maiden with wrought iron soul

I'll tell you this
No eternal reward will forgive us now for wasting the dawn

I'll tell you 'bout Texas Radio and the Big Beat
Soft drivin', slow and mad, like some new language


Now, listen to this, and I'll tell you 'bout the Texas
I'll tell you 'bout the Texas Radio
I'll tell you 'bout the hopeless night
Wandering the Western dream
Tell you 'bout the maiden with wrought iron soul


"Love Me Two Times"

Love me two times, baby
Love me twice today
Love me two times, girl
I'm goin' away
Love me two times, girl
One for tomorrow
One just for today
Love me two times
I'm goin' away


Love me one time
I could not speak
Love me one time
Yeah, my knees got weak
But love me two times, girl
Last me all through the week
Love me two times
I'm goin' away
Love me two times
I'm goin' away


Oh, yes

Love me one time
I could not speak
Love me one time, baby
Yeah, my knees got weak
But love me two times, girl
Last me all through the week
Love me two times
I'm goin' away


Love me two times, babe
Love me twice today
Love me two times, babe
'Cause I'm goin' away
Love me two time, girl
One for tomorrow
One just for today
Love me two times
I'm goin' away
Love me two times
I'm goin' away
Love me two times
I'm goin' away





quarta-feira, dezembro 06, 2006

The Doors - Hello, I Love you


Tensas sessões de gravação do terceiro álbum do grupo aconteceram em Abril de 1968 em consequência de uma dependência crescente de Morrison ao álcool. Aproximando-se a sua popularidade do auge, os The Doors deram uma série de espectáculos ao ar livre que originaram cenas frenéticas entre fãs e a polícia, particularmente no Chicago Coliseum a 10 de Maio.

A banda começou a renovar a sua música no terceiro LP, Waiting for the Sun, (1968), pois tinham exaurido o seu repertório original e começado a escrever novo material. Este tornou-se no seu primeiro LP a chegar a número 1, e o single "Hello, I Love You" foi o seu segundo e último single a chegar a número 1 nos EUA. Este álbum isolou-os mais do ambiente underground. Como Lilian Roxon descreveu em 1969 na Rock Encyclopaedia, o álbum "fortaleceu a suspeita terrível que os Doors estavam na música só para o dinheiro." O álbum também incluiu a canção "The Unknown Soldier," para o qual criaram outro vídeo auto-realizado, e "Not to Touch the Earth", um excerto da sua lendária "concept piece" de 30 minutos -
Celebration of the Lizard, pois foram alegadamente incapazes de gravar uma versão satisfatória da peça inteira para o LP.

Um mês depois de cenas desordeiras em
Singer Bowl, Nova Iorque, o grupo voou para Inglaterra afim de dar o seu primeiro concerto fora da América do Norte. Deram uma conferência de imprensa na ICA Gallery em Londres e alguns concertos no The Roundhouse Theatre. O resultado da viagem foi transmitido na Granada TV's The Doors Are Open e posteriormente lançado em vídeo. O grupo tocou então várias datas na Europa, nomeadamente um show em Amsterdão sem Morrison, depois deste ter sofrido um colapso devido a uma overdose de drogas. Morrison retornou a Londres a 20 de Setembro e aí permaneceu durante um mês.

O grupo tocou mais nove datas nos EUA e começaram a trabalhar em Novembro no seu quarto LP. 1969 seria um ano difícil para o grupo, apesar de começarem bem com um concerto esgotado no prestigiado
Madison Square Garden em Nova Iorque a 24 de Janeiro e com um bem sucedido novo single, "Touch Me" (lançado em Dezembro de 1968), que chegou a número 3 nos EUA.


Hoje deixo-vos com a célebre "Hello, I Love You" retirada dos clássicos do VH1. Como brinde, um vídeo da prisão e julgamento de Morrison a 12 de Setembro de 1967 em New Haven com um excerto de "An American Prayer" por cima, visto não existirem vídeos desta prisão com som. Jinhos.

Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game
Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game

She's walking down the street
Blind to every eye she meets
Do you think you'll be the guy
To make the queen of the angels sigh?

Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game
Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game

She holds her head so high
Like a statue in the sky
Her arms are wicked, and her legs are long
When she moves my brain screams out this song

Sidewalk crouches at her feet
Like a dog that begs for something sweet
Do you hope to make her see, you fool?
Do you hope to pluck this dusky jewel?

Hello, Hello, Hello, Hello, Hello, Hello, Hello
I want you
Hello
I need my baby
Hello, Hello, Hello, Hello










domingo, dezembro 03, 2006

The Doors - Moonlight Drive


O segundo LP dos Doors, Strange Days, menos espontâneo que o de estreia, era no entanto notável pelos seus poemas evocativos de uma atmosfera lírica. A última faixa "When The Music's Over" era, como "The End", prolongada e dramática, tendo ajudado a estabelecer a reputação de Morrison como o xamane selvagem do rock. Mas o álbum era também fortemente comercial com músicas já bem conhecidas dos Doors como "Love Me Two Times" e "Moonlight Drive".

Em consequência do seu êxito, os Doors fortaleceram o seu estatuto de heróis "underground". Permitiram que a revista Sixteen os retratasse como ídolos adolescentes e a sua espontaniedade em palco exposta como não tão espontânea assim. Um artigo de Jerry Hopkins em 10 de Fevereiro de 1968 da revista Rolling Stone caracterizou assim a queda de graça:


"Um pedaço do espectáculo, que faltou na actuação no Shrine, foi a era cuidadosamente executada queda 'acidental' de Morrison do palco para a multidão. Durante meses isto tinha sido uma parte do show. Recebia muitos gritos do jovens. Então uma crítica apareceu num jornal local que chamou á queda uma das coisas mais falsas jamais vistas. Foi perguntado a Morrison se tinha lido o artigo. 'Sim,' disse Morrison, 'e provávelmente é correcto'. Morrison não fez a queda nessa noite no Shrine".

Fiquem hoje com Moonlight Drive numa interpretação supostamente retirada do documentário Feast of Friends...

The Doors - Moonlight drive

Let's swim to the moon, uh huh
Let's climb through the tide
Penetrate the evenin' that the
City sleeps to hide

Let's swim out tonight, love
It's our turn to try
Parked beside the ocean
On our moonlight drive


Let's swim to the moon, uh huh
Let's climb through the tide
Surrender to the waiting worlds
That lap against our side


Nothin' left open
And no time to decide
We've stepped into a river
On our moonlight drive


Let's swim to the moon
Let's climb through the tide
You reach your hand to hold me
But I can't be your guide


Easy, I love you
As I watch you glide
Falling through wet forests
On our moonlight drive, baby
Moonlight drive

Come on, baby, gonna take a little ride
Down, down by the ocean side
Gonna get real close
Get real tight
Baby gonna drown tonight
Goin' down, down, down




sexta-feira, dezembro 01, 2006

The Doors - Light My Fire


O primeiro LongPlay autointitulado de The Doors saíu em janeiro de 1967, e causou logo uma sensação importante nos círculos musicais. Continha a maioria das canções mais importantes, incluindo o drama musical de 11 minutos, "The End". A banda — no pico da forma e cheia de energia e ambição — gravou o álbum em poucos dias nos finais de Agosto e princípios de setembro de 1966, vivendo quase inteiramente no estúdio e com a maioria das canções capturadas numa única take. Morrison e Manzarek também dirigiram um pequeno filme promocional inovador para o seu primeiro single, "Break on Through," um significativo avanço no desenvolvimento dos vídeos musicais.

O segundo single, "Light My Fire," estabeleceu a posição do grupo, junto com os The Jefferson Airplane e os The Grateful Dead das recentes bandas top Americanas de 1967. Saiu em Abril mas só entrou nos tops (com o corte do longo solo do meio) em Julho.

Em Maio de 1967, o grupo faz a sua estreia "Nacional" ao gravar uma versão deslumbrante de "The End" para a Canadian Broadcasting Corporation (CBC) nos seus Estúdios de Yorkville em Toronto (Yorkville era versão canadense de Haight-Ashbury). Permaneceu escondida até princípios de 2000, quando da edição do The Doors Soundstage Performances DVD.



Os The Doors rapidamente ganharam uma reputação de espectáculos desafiadores, rebeldes e interessantes. Com os seus olhares sombrios, uma presença magnética no palco, e calças muito justas de couro, Morrison rapidamente tornou-se importante sex symbol, embora depressa tenha ficado frustrado com as exigências do estrelato. Os censores da Columbia Broadcasting System (CBS) exigiram que Morrison mudasse no poema Light my Fire, a linha, "Girl, we couldn't get much higher" (por causa da possível referência a drogas) antes da banda tocar a canção no dia 17 de setembro de 1967, no Ed Sullivan Show. No entanto, Morrison cantou a linha original, e numa emissão em directo na televisão, a CBS foi impotente para pará-lo. Um Ed Sullivan furioso recusou apertar as mãos aos membros da banda, e eles nunca mais foram convidados. De acordo com uma história, Morrison quando confrontado com a negação de aparecer no programa outra vez, respondeu, "Baby, we've already been on the Ed Sullivan Show" (Querida, nós já estivémos no Ed Sullivan Show). Na altura, aparecer no Ed Sullivan Show era uma marca de êxito. Morrison mais tarde insistiu que fora o nervosismo que o tinha feito esquecer da alteração da linha. Também executaram um novo single, "People Are Strange" repetido posteriormente no DJ Murray The K's TV show em 22 de Setembro.


Morrison cimentou o seu estatuto de rebelde a 10 de Dezembro quando foi detido em New Haven, Connecticut, por difamar a polícia à audiência. Morrison afirmou que tinha sido aspergido por um agente da polícia excessivamente zeloso depois de ter sido apanhado no backstage com uma rapariga.


O grupo acabou um ano bem sucedido. A 24 de Dezembro, a banda gravou "Light My Fire" e "Moonlight Drive" para o Jonathan Winters Show. De 26 a 28 de Dezembro o grupo tocou no The Winterland em São Francisco. Um excerto retirado do livro de Stephen Davis sobre Jim Morrison relata (p.219-220): "Na noite seguinte no Winterland, um aparelho de TV estava no palco, com rodas, para que se pudessem ver a actuar no Jonathan Winters Show. Pararam de tocar Back Door Man quando apareceram. A audiência viu os The Doors a verem-se na TV. Acabaram a canção quando o sinal acabou, e Ray veio e desligou a TV. A próxima noite era a sua última em Winterland". Tocaram mais duas datas em Denver a 30 e 31 de Dezembro 30, acabando um ano de constantes espectáculos.

The Doors - Light My Fire

You know that it would be untrue
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher


Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire


The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre


Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah


The time to hesitate is through
No time to wallow in the mire
Try now we can only lose
And our love become a funeral pyre


Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire, yeah


You know that it would be untrue
You know that I would be a liar
If I was to say to you
Girl, we couldn't get much higher


Come on baby, light my fire
Come on baby, light my fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire
Try to set the night on fire