domingo, agosto 20, 2006

Os filmes da minha vida 1: Alien



Desta vez não é de música que lhes falo, mas sim, dos meus gostos cinematrográficos. Não vão aparecer por ordem nem em dias específicos, mas conforme me lembrar e/ou apetecer. E vou começar por um dos que mais gostei como fã acérrima da chamada sci-fi (Tenho a colecção Argonauta completa até ter ficado sem emprego, lol). Alien, o 8º passageiro.


Considero este filme um dos suprasumos até agora, apesar de já ter uns anitos. A ideia do ser extraterrestre com ácido em vez de sangue (imaginem o planeta de onde viria, com predadores para o caçarem), o suspense conseguido neste filme, verdadeiramente digno de um Hitchcock, uma realização impecável, interpretações muito bem conseguidas (também com a qualidade dos actores...) fazem deste um dos filmes da minha vida.


A 20th Century Fox lançou o ALIEN original em Maio de 1979. A película foi saudada por críticos e pelas audiências mundiais como um excelente trabalho de ficção científica, e facturou, por alto, cerca de 100 milhões de dólares a nível mundial, um número notável durante para essa altura. O êxito da película trouxe prestígio para o estúdio, tendo sido realizados até à data mais três filmes da saga: em 1986, 1992 e 1997.


ALIEN lançou a carreira de Sigourney Weaver, cuja personagem Ellen Ripley se tornou numa das primeiras e mais duradouras heroínas deste género cinematográfico.
O filme contou ainda com as presenças de Tom Skerritt, Veronica Cartwright, Harry Dean Stanton, John Hurt, Sir Ian Holm e Yaphet Kotto. Os produtores foram Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill, e o argumento foi escrito por Dan O'Bannon baseado numa história de O'Bannon e Ronald Shusett.




Trabalhando em conjunto com a Twentieth Century Fox, o realizador Ridley Scott supervisionou o restauro do negativo original do filme, bem como dos melhoramentos digitais. Além disso, Scott e a sua equipa de arquivadores reviram mais de 100 caixas de filmagens, que não foram vistas em quase 25 anos, as quais foram descobertas em Londres. Desta riqueza de material, Scott seleccionou novas cenas para um filme "Director's Cut", que foram então restauradas digitalmente, e inseridas no recentemente "polido" negativo do ALIEN original. Esta versão inclui uma nova mistura stereo digital de seis pistas.


Apreciem o trailer original deste excelente e assustador filme.