segunda-feira, agosto 21, 2006

The Beatles: Love Me Do


Os Beatles foram e são uma referência a nível musical em todo o mundo. Começei a ouvi-los na rádio, obviamente, e só muito tempo depois é que comprei uma colectânea deles. Embora gostasse dos hits, nunca foram um dos grupos da minha vida ao contrário, por exemplo, dos Pink Floyd ou dos Hawkwind.

Love me do foi a primeira canção a ser lançada oficialmente pelo grupo em Outubro de 1962 na Inglaterra, sendo o lado B "PS I love you".

A música foi composta por John Lennon e Paul McCartney. As vocalizações foram feitas por ambos com George Harrison no coro, embora em alguns momentos da música se destaque mais a voz de Paul McCartney . Atingiu o décimo sétimo lugar nos tops britânicos após o seu lançamento. Em 1964, nos Estados Unidos, atingiu o primeiro lugar nos tops.

"Love me do" foi gravada em três vezes diferentes e com bateristas diferentes:
A primeira gravação foi feita em 6 de Junho de 1962 com
Pete Best e foi lançada no álbum Anthology 1.
A segunda em 4 de Setembro do mesmo ano com
Ringo Starr na bateria, sendo lançada nos álbuns Past Master I e The Beatles One.
A terceira versão a 11 de Setembro com
Andy White na bateria e Ringo tocando tamborim e foi lançada no álbum Please Pelase me.

Sobre os Beatles não vale a pena dizer mais nada, são sobejamente conhecidos e a net está a abarrotar de informações sobre eles. Assim, mais vale ouvirem e verem esta antiguidade clássica e aproveitar para ficarem a conhecer como eram realizados os videoclips na época...