The Doors - The End

Os The Doors foram uma banda rock norte-americana formada em 1965 em Los Angeles. A sua música incluía letras (poemas) social, psicologica e politicamente influenciados pela personalidade do seu vocalista, Jim Morrison 'O Rei Lagarto'. O drumming preciso de John Densmore, o órgão e baixo órgão de Ray Manzarek (os Doors não tinham baixista, era Manzarek que tocava as partes de baixo no órgão), e o estilo inovador de guitarra de Robby Krieger, que combinava influências de flamenco, jazz, índio, blues e música clássica, tudo junto com a voz de Morrison, possuidor de uma vocalização expressiva, formava um som distinto. 
A banda retirou o seu nome do título de um livro de Aldous Huxley, As Portas da Percepção (The Doors of Perception), emprestado de uma linha de poesia pelo poeta do século 18 William Blake: "Se as portas da percepção fossem limpas, cada coisa apareceria ao homem como é: infinita". 
Os Doors eram um grupo fora do comum pois não tinham baixista nos concertos. Em vez disso, Manzarek tocava as partes de baixo com a mão esquerda no recentemente inventado Fender Rhodes bass keyboard (uma variação do sobejamente conhecido Fender Rhodes electric piano), e os teclados com a mão direita. No entanto, o group usava baixistas como Jerry Scheff, Doug Lubahn, Harvey Brooks, Kerry Magness, Lonnie Mack, e Ray Neapolitan nas gravações em estúdio.
Um dia, Morrison e Manzarek passeavam numa praia da Califórnia, passaram por uma mulhar negra, e Morrison escreveu a letra de "Hello, I Love You" numa só noite, referindo-se a ela como a "dusky jewel." (Alguns criticaram a canção pela sua semelhança com o hit dos The Kinks' de 1965 "All Day and All of the Night," tendo mesmo o vocalista principal dos The Kinks', Ray Davies, processado judicialmente os The Doors. Assim era Morrison.

Em 1966 o grupo tocava no The London Fog club tendo rapidamente subido para o prestigiado clube Whisky a Go Go, onde foram descobertos a 10 de Agosto pelo presidente da Elektra Records, Jac Holzman, que depois levou o produtor Paul A. Rothchild, e a 18 desse mês assinavam contracto com a Elektra Rcords, iniciando assim uma parceria de sucesso com Rothchild e com o engenheiro de som Bruce Botnick. Bem a tempo, pois a 21 desse mês eram despedidos depois de uma profana actuação da música "The End". Num incidente que iniciaria a controvérsia que acompanharia sempre o grupo, um Jim Morrison a tripar berrou numa "Èdipa" parte da canção "Mother? I want to... FUCK YOU MAMA!!!".
É esta a música que lhes deixo aqui hoje. Como devem calcular, os Doors foram, são e serão um dos GRANDES grupos da minha vida. Esta música é a da abertura do filme "Apocalypse Now", entrando também no jogo para PC "Operation Flashpoint". Uma das mais famosas covers desta belíssima peça musical é a cantada por Nico acompanhada somente por Brian Eno nas teclas no álbum June 1, 1974. Durante a minha (curta) vida musical, toda a gente era unânime em considerar que o meu estilo de tocar baixo era muito "Doors". Este vídeo é de uma actuação em Toronto para uma televisão (não descobri mais nada sobre ele). 
Enjoy 
The Doors - The End
This is the end 
Beautiful friend 
This is the end 
My only friend, the end 
Of our elaborate plans, the end 
Of everything that stands, the end 
No safety or surprise, the end 
I'll never look into your eyes...again 
Can you picture what will be 
So limitless and free 
Desperately in need...of some...stranger's hand 
In a...desperate land
Lost in a Roman...wilderness of pain 
And all the children are insane 
All the children are insane 
Waiting for the summer rain, yeah 
There's danger on the edge of town 
Ride the King's highway, baby 
Weird scenes inside the gold mine 
Ride the highway west, baby
 Ride the snake, ride the snake 
To the lake, the ancient lake, baby 
The snake is long, seven miles 
Ride the snake...he's old, and his skin is cold 
The west is the best 
The west is the best 
Get here, and we'll do the rest 
The blue bus is callin' us 
The blue bus is callin' us 
Driver, where you taken' us
 The killer awoke before dawn, 
he put his boots on 
He took a face from the ancient gallery 
And he walked on down the hall 
He went into the room where his sister lived, and...then he 
Paid a visit to his brother, and then he 
He walked on down the hall, and 
And he came to a door...and he looked inside 
Father, yes son, I want to kill you 
Mother...I want to...fuck you 
C'mon baby, take a chance with us 
C'mon baby, take a chance with us 
C'mon baby, take a chance with us 
And meet me at the back of the blue bus 
Doin' a blue rock 
On a blue bus 
Doin' a blue rock 
C'mon, yeah
Kill, kill, kill, kill, kill, kill 
 This is the end 
Beautiful friend 
This is the end 
My only friend, the end
 It hurts to set you free 
But you'll never follow me 
The end of laughter and soft lies 
The end of nights we tried to die 
This is the end

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home