terça-feira, novembro 14, 2006

Os filmes da minha vida 5: The Terminator


The Terminator, ou O exterminador implacável (O exterminador do futuro no Brasil), é um filme de ação de ficção científica, em que um ser cibernético (tecido vivo por cima de um esqueleto de andróide) com inteligência artificial, designado Cyberdyne Systems Model 101 - 800 Series Terminator (interpretado por Arnold Schwarzenegger), é transportado no tempo, de 2029 até ao dia 12 de Maio de 1984, com o objectivo de alterar o curso da História e consequentemente o Futuro.

O que à partida não passaria de uma produção de baixo orçamento e condenada ao esquecimento, tornou-se num dos filmes mais famosos da história do Cinema, não só pelos seus efeitos especiais inovadores, mas pelo seu argumento original e inventivo. Este sucesso, deu origem a duas sequências, tornado a série uma das mais rentáveis de sempre, e permitiu a Arnold Schwarzenegger atingir o estrelato e o reconhecimento da crítica pelo seu papel como Exterminador, abrindo novas oportunidades não só ao realizador
James Cameron, mas aos restantes actores como Linda Hamilton, Michael Biehn, Bill Paxton, Paul Winfield e Lance Henriksen.

Realizado em 1984, o primeiro filme desta série, intitulado The Terminator, foi escrito (em colaboração com Gale Anne Hurd) e realizado por James Cameron.
As continuações ao filme,
O Exterminador Implacável 2 - O Julgamento Final e O Exterminador Implacável 3 - A Rebelião das Máquinas, desenvolveram ainda mais a história original e exploraram as implicações éticas da inteligência artificial bem como o significado da alma humana. Este último filme, foi realizado por Jonathan Mostow, que anunciou a realização de um quarto filme. A concretizar-se poderá ser o primeiro sem Schwarzenegger no papel de Exterminador.

O filme contem um exemplo de um
paradoxo temporal. A missão do Exterminador, como ordenada por Skynet, era voltar atrás no tempo e matar Sarah Connor, assim prevenindo John Connor de ser o líder das forças de resistência que destruiria o mesmo Skynet. No entanto, se o Exterminador não atacasse a esquadra tentando cumprir a sua programação, Kyle Reese (pai de John) teria sido mantido separado de Sarah Connor e John Connor (objetivo real do Skynet) não teria nascido. Este paradoxo também pode ser visto da seguinte maneira: se as máquinas não tivessem tentado impedir o nascimento de John, ele nunca teria nascido (Kyle Reese nunca teria viajado ao passado e nunca teria gerado John com Sarah Connor). Delicioso este paradoxo, não?

Três dos actores que aparecem em The Terminator (Michael Biehn, Lance Henriksen e Bill Paxton) também entraram no filme Aliens, também realizado por Cameron.

Espero que apreciem o trailer deste excelente filme (apesar do paradoxo temporal, na minha opinião)...