sexta-feira, outubro 13, 2006

Os filmes da minha vida 4: Predator


Predator é um filme de ficção cientícica datado de 1987, que foi realizado por John McTiernan e lançado a 12 de Junho do mesmo ano. Tem como actores, além de Arnold Schwarzenegger como protagonista, Carl Weathers, Bill Duke, Sonny Landham, Elpidia Carrillo, Richard Chaves, Shane Black, Jesse Ventura, Kevin Peter Hall, Sven-Ole Thorsen e R.G. Armstrong. As cenas de selva para este filme foram rodadas no sul do Mexico, perto de Palenque. A película foi filmada em Puerto Vallarta.

O filme representa muito eficazmente os filmes de acção pura e dura dos anos 80, com uma saudável dose de terror sci-fi. Enérgico e masculino (raiando um sensível machismo), o filme teve sucesso suficiente (arrecadando 60 milhões de dólares só nos EUA) para ter direito a uma sequela em 1990, Predator 2.

Não é por causa do actor principal que eu gosto deste filme, como alguém foi buscar a informação de que eu era fã do Schwarzenegger sabe-se lá onde. Gosto deste filme por ter achado, na altura em que saiu, a ideia muito original. Quando era regra comum os aliens ou serem seres muito bonzinhos, ou serem criaturas que só pensam em destruir a humanidade e ocupar o nosso cantinho, aparece um alien que afinal é muito mais humano do que se poderia esperar. A sua busca incessante por troféus recorda-me, por exemplo, o extermínio dos búfalos norte-americanos ou os safaris africanos. Portanto, um caçador tal como nós.

Além disso, achei os efeitos especiais da criatura bastante bons para a época. Ainda hoje vejo este filme com prazer.