segunda-feira, setembro 04, 2006

Janis Joplin: Summertime



Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde as suas influências do blues nas vocalizações a aproximaram do grupo Big Brother and The Holding Company, que ganhava algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de successo dos seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até um sucesso posterior.

O "boom" da banda deu-se no Festival Pop de Monterrey, com uma versão da música de Big Mama Thornton, "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. O seu álbum de 1968 "
Cheap Thrills" juntamente com a prestação no festival lançaram mundialmente o nome de Janis, transformando-a numa das grandes estrelas dos anos 60. O álbum também continha o primeiro hit single, "Piece of My Heart", cujos coros seriam emprestados dois anos depois pelos Alive N Kickin' e o seu one-hit wonder "Tighter, Tighter".



Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969), mas sem grande sucesso. O grupo separou-se, e Joplin formou então o grupo considerado o que melhor a suportou, os Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte e o seu maior sucesso em vendas, e que teve como destaque as músicas Me and Bobby McGee (de Kris Kristofferson), e a versão a cappella de Mercedes-Benz, escrita por ela e pelo poeta beatnik Michael McClure.

Hoje fica aqui mais uma pérola desta grande cantora (e maluca também, lol), uma das melhores dela, para mim...