terça-feira, agosto 22, 2006

Creedence Clearwater Revival: Proud Mary


Os Creedence Clearwater Revival foram desde sempre considerados uma banda de rock do pântano, pois, embora fossem da California, eram muito influenciados pelo tipo de blues da Louisiana do Sul dos finais dos anos 50 até meio dos 60.

Começaram nos finais dos anos 50 com o nome The Blue Velvets, com John Fogerty, Doug Clifford, e Stu Cook , como um trio instrumental. Em 1959 Tom Fogerty entrou para a banda como vocalista. A partir dai a banda ficou assim:

John Fogerty – vocalizações, guitarra, harmonica, piano, órgão
Tom Fogerty – guitarra, vocalizações
Stu Cook – baixo, vocalizações
Doug Clifford – bateria, percussões, vocalizações ocasionais

Eventualmente John Fogerty tomou o controle da banda, escrevendo a maior parte do material e tornando-se o vocalista principal. O primeiro álbum como Creedence Clearwater Revival foi lançado em 1968. Uma versão de um clássico do "Swamp rock" de Dale Hawkins, "Susie Q.", tornou-se no primeiro grande sucesso em single (a canção foi depois incluída no filme Apocalypse Now).

Em 1969, a banda começou verdadeiramente a encontrar-se; "Proud Mary", do álbum Bayou Country tornou-se no segundo single a obter grande sucesso, tendo sido também um grande sucesso para Ike and Tina Turner.

É esta, vinda ainda dos meus tempos de rádio e também dos singles e lp's, que lhes deixo aqui hoje, na versão original, na versão de Ike & Tina Turner, na versão cantada por Beyonce num tributo a Tina Turner, e numa versão cantada pelo mítico Elvis Presley.

Divirtam-se...

Creedence Clearwater Revival

Ike & Tina Turner

Beyonce

Elvis Presley