quarta-feira, agosto 23, 2006

Pink Floyd: Astronomy Domine; See Emily Play; Set The Controls For The Heart Of The Sun


Desta vez é mesmo uma das bandas da minha vida: os Pink Floyd. Formaram-se em 1964 a partir da usual evolução de bandas anteriores em Inglaterra.

Por sugestão de Syd Barret, começaram por se chamarem The Pink Floyd Sound, em homenagem aos músicos de
blues Pink Anderson e Floyd Council e, mais tarde, quando do lançamento do seu primeiro álbum, apenas como The Pink Floyd . O The foi esquecido alguns álbuns depois, fixando o nome da banda definitivamente como Pink Floyd.

Inicialmente eram formados por
Bob Klose (guitarra solo), Syd Barrett (voz e guitarra ritmo), Richard Wright (teclas e voz), Roger Waters (baixo e voz) e Nick Mason (bateria), e tocavam covers de êxitos do rhythm'n'blues.




À medida que Barrett começou a compor músicas mais influenciadas pela surf music americana, pelo rock psicadélico e pela literatura inglesa, marcadas pela extravagância e humor, Bob Klose, orientado para um jazz mais sério, saiu, deixando a banda limitada a quatro elementos que, juntamente com os seus empresários, Peter Jenner e Andrew King formaram uma sociedade, a Blackhill Enterprises.


Em 1968, o guitarrista e vocalista David Gilmour juntou-se à banda para substituir Syd Barrett, cuja saúde mental se deteriorava diariamente devido a um exagerado consumo de drogas (LSD). Mesmo assim, mantinha-se como a principal figura e compositor da banda. Com o comportamento de Barrett a tornar-se cada vez menos previsível, os espectáculos da banda tendiam a desmoronar-se, até que os restantes elementos deixaram simplesmente de o levar para os concertos.

Com a partida oficializada de Barrett, Peter Jenner e Andrew King, que apostavam na sua genialidade, decidiram ficar com ele, pondo fim à sociedade Blackhill Enterprises. Apesar de ter sido Barrett a escrever a maior parte do primeiro álbum,
The piper at the gates of dawn (1967), a sua contribuição para o segundo, A saucerful of secrets (em 1968, já com a participação de Gilmour), foi de apenas uma música (Jugband Blues, a última do álbum).

Em
1969 os Pink Floyd lançam dois álbuns. Primeiro a banda sonora do filme More, logo seguido pelo duplo álbum Ummagumma. Este último, em parte gravado no Mothers Rock Club em Birmingham e outra parte em Manchester, foi composto por uma mistura de gravações ao vivo e de experiências de estúdio feitas pelos membros da banda, em que cada um gravou metade de um lado de um álbum de vinil como um projecto a solo (tendo a mulher de Mason contribuído anonimamente como flautista).

Em
1970 é lançado o álbum Atom heart mother que chega ao topo de vendas no Reino Unido. Álbum de algum modo datado, foi descrito por David Gilmour como sendo o som de uma banda desatinando no escuro. A faixa que dá nome ao álbum fica a dever muito à excelente orquestração de Ron Geesin.

O som da banda era consideravelmente mais objectivo em
Meddle (1971), que incluía o épico de 23 minutos Echoes. O álbum incluía também One of these days (um clássico sempre presente nos concertos da banda, com uma voz distorcida de Nick Mason, numa letra de apenas uma frase, “One of these days I’m going to cut you into little pieces”, e San Tropez, com o seu estilo pop-jazz. O seu gosto pelo experimentalismo ficou expresso em Seamus (antes intitulada Mademoiselle Nobs), uma faixa de blues puro em que a vocalização principal é feita por um lobo da Alsácia.

Um álbum menos conhecido,
Obscured by clouds, foi lançado em 1972 como a banda sonora do filme La Vallée (O Vale dos Perdidos, em Portugal) e foi o primeiro álbum da banda a chegar ao top 50 dos Estados Unidos da América.Destaque para as faixas Mudmen e Childhood's end.

Apesar de ser um grupo que nunca teve êxito com os singles,
The dark side of the moon, álbum de 1973, conseguiu colocar a faixa Money no Top 20 americano, e mais importante ainda o facto deste álbum se ter mantido no Top 100 durante mais de uma década, quebrando uma série de recordes e tornando-se um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Tratou-se de um álbum conceptual que lidava de temas como a loucura, a neurose e a fama, e que devido ao uso do novo equipamento de gravação de 16 faixas do estúdio de gravação Abbey Road Studios e ao grande investimento de tempo por parte do engenheiro de som Alan Parsons, estabeleceu novos padrões para a fidelidade do som.

E por agora chega de história. Já toda a gente sabe quem são, são mais que sobejamente conhecidos, e isto é só um pequeno lembrete que aqui lhes deixo. Fiquem então com uma gravação dos Pink Floyd em 1968 na BBC, já com David Gilmour e sem Syd Barrett. Enjoy...