sexta-feira, agosto 25, 2006

Pink Floyd - High Hopes


1983 assistiu à edição de The final cut, disco dedicado ao pai de Waters, Eric Fletcher Waters. Com um tom ainda mais obscuro que The Wall, este álbum voltou à carga com muitos dos temas do álbum anterior, acrescentando alguns mais actuais, incluindo a revolta de Waters pela participação britânica na Guerra das Malvinas (The Fletcher Memorial Home) , o cinismo e o medo da guerra nuclear (Two Suns in the Sunset) e o capitalismo, na faixa Not Now John. A ausência de Wright implicou a falta dos efeitos dos teclados vistos nos álbuns anteriores. Apesar de ter sido editado como sendo um álbum dos Pink Floyd, o projecto era claramente dominado por Waters, podendo inclusivamente ler-se na capa interior que o projecto era da autoria de Roger Waters, tocado pelos Pink Floyd; este álbum tornou-se o protótipo de som e forma para os projectos a solo de Roger Waters. Tendo apenas um sucesso moderado, seguindo o padrão dos Pink Floyd, o álbum apenas teve êxito na rádio com o single Not now John. As discussões entre Waters e Gilmour nesta altura seriam tão graves, que havia rumores que estes nunca mais tinham sido vistos ao mesmo tempo no estúdio, que não iria haver digressão e que a banda oficiosamente tinha acabado em 1983.

Após The Final Cut, os membros da banda seguiram caminhos separados, tendo cada um lançado álbuns a solo, até que em 1987, David Gilmour e Nick Mason fizeram renascer a banda.

Sucede-se então uma áspera disputa legal com Roger Waters, que tinha deixado o grupo em 1985, mas Gilmour e Mason conseguem ganhar o direito legal de lançar um álbum com o nome dos Pink Floyd (Waters contudo ganhou os direitos a algumas das imagens tradicionais dos Floyd, incluindo a quase totalidade dos personagens de The Wall e todos os direitos sobre The Final Cut). Richard Wright juntou-se ao grupo durante as gravações de A momentary lapse of reason como músico de estúdio, pago semanalmente. Para todos os efeitos, Wright foi integrado como membro de pleno direito da banda quando do lançamento de The division bell em 1994 e na digressão subsequente.

Todos os elementos dos Pink Floyd editaram álbuns a solo que conheceram os mais variados graus de sucesso tanto crítico como comercial. Amused to Death de Waters foi especialmente bem recebido pelos críticos.