quinta-feira, agosto 24, 2006

Pink Floyd: Dogs


O álbum The Dark Side of the Moon e os três álbuns seguintes (Wish You Were Here, Animals e The Wall) são eleitos por muitos fãs como o pico da carreira dos Pink Floyd. Wish you were here, lançado em 1975, é um álbum sobre o tema da ausência. O álbum incluía Shine on You Crazy Diamond, uma faixa bastante aclamada pela crítica, dividida em nove partes e com longos trechos instrumentais, era um tributo de Roger Waters para Syd Barrett, em que os versos falavam explicitamente das consequências do seu esgotamento.

Quando do lançamento de
Animals, em 1977 a banda foi acusada por alguns sectores da crítica, da esfera do punk rock, que a sua música se tinha tornado flácida e pretensiosa, afastando-se da simplicidade do rock and roll dos primeiros tempos. O álbum continha músicas mais extensas e baseadas no livro Animal Farm (O Triunfo dos Porcos em Portugal) de George Orwell, que usava porcos, cães e carneiros como metáforas para caracterizar a sociedade contemporânea. Animals era um álbum mais à base de guitarras do que os anteriores e marcou o despertar das tensões entre Roger Waters e Richard Wright.

Em
1979, foi lançada a Ópera rock épica The wall, concebida quase na totalidade por Waters, e que deu aos Pink Floyd uma renovada aclamação e mais um single de êxito com a sua incursão na crítica da pedagogia – Another Brick in the Wall, Part II. Incluía também Confortably Numb que apesar de nunca ter sido editado em single, se tornou num clássico das rádios e é hoje uma das suas músicas mais conhecidas. É também a única música dos primeiro quatro álbuns conceituais a não ter seguimento nem no princípio nem no fim. Este álbum tornou-se bastante caro; os espectáculos deram prejuízo, mas devido ao grande número de vendas conseguiu tirar a banda do buraco financeiro em que se encontrava. Durante este tempo, Waters aumentou a sua influência artística e liderança do grupo, causando conflitos frequentes com os outros membros, tendo, inclusivamente, despedido Wright apesar de este ter sido contratado para tocar nos poucos espectáculos que a banda realizou. Ironicamente, Wright foi, por isso, o único Floyd a ganhar algum dinheiro com os espectáculos, tendo os outros que arcar com o prejuízo do elevado custo de produção. O álbum foi co-produzido por Bob Ezrin, um amigo de Waters com quem escreveu a faixa The Trial. No entanto Ezrin também foi afastado após ter inadvertidamente falado com um jornalista seu familiar sobre o álbum.

The Wall permaneceu na lista dos álbuns mais vendidos durante 14 anos. Um filme protagonizado por
Bob Geldof, fundador dos Boomtown Rats, adaptado em 1982, escrito por Waters e realizado por Alan Parker, continha animações criadas por Gerald Scarfe, notável cartoonista britânico e colaborador de longa data dos Pink Floyd. Com a criação do filme, assistiu-se à deterioração da relação Waters/Gilmour devido ao monopólio exercido por Waters na banda.
Com vocês, Dogs do álbum Animals...