sábado, agosto 26, 2006

Pink Floyd: One Of These Days


Os Pink Floyd não editaram nenhum álbum de originais desde The Division Bell de 1994, e não tendo a banda acabado oficialmente, também não se vislumbram sinais de um novo álbum. A actividade da banda desde essa data foi a edição do álbum ao vivo P-U-L-S-E em 1995, uma versão ao vivo de The Wall, compilada dos concertos de 1980 e 1981, com o título de Is there anybody out there em 2000, um Greatest Hits duplo chamado Echoes em 2001, a reedição em 2003 de The Dark Side of the Moon, comemorativo do 30º aniversário de lançamento do disco e a reedição de The Final Cut com o single When the Tigers Broke Free adicionado em 2004.

O álbum Echoes causou alguma controvérsia devido ao facto de músicas se seguirem umas às outras continuamente numa ordem diferente da dos álbuns originais e de algumas terem sido cortadas substancialmente, como Echoes, Shine On You Crazy Diamond e Marooned.

David Gilmour editou um concerto em DVD a solo com o título David Gilmour in Concert que saiu em novembro de 2002 compilado de espectáculos ocorridos no The Royal Festival Hall em Londres entre 22 de junho de 2001 e 17 de janeiro de 2002. Rick Wright aparece como convidado.

O baterista Nick Mason publicou em 2004 um livro sobre a banda, Inside Out: A Personal History of Pink Floyd. O livro não é uma biografia definitiva do grupo, e sim uma visão pessoal das experiências vividas por Mason dentro do Pink Floyd.

Apesar de correrem rumores de que os três Floyd restantes estariam em estúdio a gravar novo material, não existem dados oficiais que permitam corroborar esses rumores. Devido ao facto de os membros da banda terem andado a trabalhar noutros projectos e à morte do empresário de longa data, Steve O’Rourke em 30 de outubro de 2003, o futuro da banda é agora incerto.

Em 2 de Julho de 2005 os Pink Floyd apresentaram-se no concerto Live 8 no Hyde Park em Londres, um já tradicional evento beneficiente que reúne diversas estrelas da música, idealizado e organizado por Bob Geldof. Reuniram-se Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright. Foi o primeiro concerto com os quatro membros em 24 anos. O último show da banda com Waters aconteceu no Earls Court em Londres em 1981.

Após cerca de 30 anos de desavenças, Waters e Gilmour cantaram em uníssono We're just two lost souls swimming in a fish bowl, year after year, running over the same old ground. What have we found? The same old fears, wish you were here. Além de Wish You Were Here foram tocadas Breathe/Breathe Reprise, Money e Comfortably Numb. Os Pink Floyd foram acompanhados pelo guitarrista Tim Renwick, o teclista Jon Carin, o saxofonista Dick Parry e a vocalista Carol Kenyon.

Esta é do Live at Pompeii...