quarta-feira, setembro 13, 2006

Os filmes da minha vida 3: Soylent Green



Soylent Green é um filme de ficção científica de 1973 com Charlton Heston, Edward G. Robinson, Joseph Cotten e Chuck Connors, baseado numa novela de ficção científica escrita em 1966 sobre superpopulação por Harry Harrison, "Make Room! Make Room!", mas divergente no seu próprio enredo e ideias.

O título do filme refere-se ao produto de comida artificial fictício que é o centro do seu enredo. Devido à popularidade do filme, o termo 'soylent verde' entrou em uso popular como uma referência para este produto de comida, ou qualquer comida de origem duvidosa. Também foi referenciado em numerosas fontes de mídia e parodiado em muitas séries de televisão.

Começando no ano de 2022, o filme descreve uma catástrofe Maltusiana que acontece porque a humanidade não procurou um desenvolvimento sustentável e não parou o crescimento da população. A população da Cidade de Nova Iorque é de 40,000,000, com mais de metade da população desempregada. O efeito de estufa e a poluição de ar e água produziram uma onda de calor que perdura durante o ano todo e uma leve fumaça amarela. A comida e os combustíveis estão escassos por causa da dizimação de plantas e animais, a habitação é dilapidada e superpovoada, a eutanásia patrocinada pelo governo, é difundida e encorajada como um meio de reduzir a superpopulação.

Carne, pão, queijo, fruta, legumes e até mesmo bebidas alcoólicas estão escassas e extremamente caras. Fazendas que produzam estas comidas são fortemente policiadas e off-limits para civis (além das fábricas onde são fabricados produtos de soylent). Para a maioria das pessoas, comidas naturais são um luxo, raramente, ou nunca, desfrutado. O governo dispensa rações de comidas sintéticas feitas pela Corporação de Soylent: Soylent Yellow, Soylent Red, e o produto mais novo, Soylent Green, a versão destes produtos mais popular derivou, de acordo com a empresa, de plâncton.

Pela temática ultra-actual e por gostar bastante de Charlton heston, este também é um dos filmes da minha vida.