segunda-feira, outubro 16, 2006

Donovan - Atlantis



"Atlantis" é uma canção escrita e gravada por Donovan, em 1968, tendo saído só como single no Reino Unido e em LP e single nos EUA.

A introdução é um monólogo calmo com a ideia concernente que a
Atlantida era uma civilização pré-diluviana altamente avançada, e que colonos atlantes foram as bases dos deuses mitológicos das civilizações antigas. Conhecedora do seu destino, a Atlantida enviou navios com os seus mestres para a segurança de outras paragens, e foram estas pessoas os responsáveis por trazerem civilização e cultura aos restantes seres humanos primitivos.

Quando a canção começa realmente, transporta a mensagem que o amor verdadeiro do cantor pode estar na Atlantida. O tema é comum para os anos 60; mitologia fantástica como símbolo do movimento de contracultura, com a esperança que o amor verdadeiro será encontrado se a "Atlantida" puder ser alcançada. A canção tem muitas influências dos
Beatles, especialmente de Paul McCartney que de facto é responsável pelo tamborim e que canta também no apoio vocal.

Complicadas disputas contratuais na época causaram uma série de edições diferentes no Reino Unido e Estados Unidos. Originalmente foi editada no Reino Unido como um single com "I Love My Shirt" como lado B. Em 1969 foi editada nos EUA no álbum "
Barabajagal", que não foi lançado no Reino Unido, tendo também sido lançada como lado B do single "To Susan on the West Coast Waiting".

A canção não foi considerada passível de ser um sucesso nos EUA por causa do seu comprimento e pelo facto de o primeiro terço da canção ser em prosa e portanto não "radio-amigável". Foi por esta razão que, apesar do seu êxito na Europa, "Atlantis" foi rebaixada a um estatuto de lado B. No entanto, os produtores reconheceram o seu erro quando a popularidade de "Atlantis" de longe superou a do lado A. Sabia-se que McCartney tinha contribuído para a gravação, o que pode ter sido parcialmente responsável pelo êxito na rádio da canção, e "Atlantis" tornou-se um hino do movimento
hippie.

A canção é referenciada na
novela de Stephen King, "Hearts in Atlantis", como emblemática da "estupidez" e "doçura" dos sessenta. Também representa como "continente perdido", a juventude desaparecida do narrador. King cita o trecho "Hail, Atlantis!"

A canção é tocada numa famosa cena de
Goodfellas em que Billy Batts é "batido". Também faz parte da banda sonora de The Girl Next Door, quando o elenco principal regressa à festa de finalistas depois de terem filmado.

A canção foi usada no episódio da série
Futurama intitulado The Deep South, no qual os protagonistas descobrem a cidade perdida de Atlanta. Donovan (interpretando-se a si mesmo) conta a história de como Atlanta foi parar ao fundo do Oceano Atlântico numa paródia ao monólogo de abertura.


É esta que vos deixo hoje, vinda do fundo das minhas memórias. Quem quiser, aprecie. Quem não gostar, boa viagem para outras paragens. A primeira gravação é de Donovan em 1969, num concerto no Beat Club em Hamburg. O segundo data de 2002, com Donovan e uma girls-band germânica, as No Angels, para a banda sonora de Atlantis: The Lost Empire, um bom filme de animação de 2001 da Disney. Jinhos.

1969


2002