quarta-feira, dezembro 06, 2006

The Doors - Hello, I Love you


Tensas sessões de gravação do terceiro álbum do grupo aconteceram em Abril de 1968 em consequência de uma dependência crescente de Morrison ao álcool. Aproximando-se a sua popularidade do auge, os The Doors deram uma série de espectáculos ao ar livre que originaram cenas frenéticas entre fãs e a polícia, particularmente no Chicago Coliseum a 10 de Maio.

A banda começou a renovar a sua música no terceiro LP, Waiting for the Sun, (1968), pois tinham exaurido o seu repertório original e começado a escrever novo material. Este tornou-se no seu primeiro LP a chegar a número 1, e o single "Hello, I Love You" foi o seu segundo e último single a chegar a número 1 nos EUA. Este álbum isolou-os mais do ambiente underground. Como Lilian Roxon descreveu em 1969 na Rock Encyclopaedia, o álbum "fortaleceu a suspeita terrível que os Doors estavam na música só para o dinheiro." O álbum também incluiu a canção "The Unknown Soldier," para o qual criaram outro vídeo auto-realizado, e "Not to Touch the Earth", um excerto da sua lendária "concept piece" de 30 minutos -
Celebration of the Lizard, pois foram alegadamente incapazes de gravar uma versão satisfatória da peça inteira para o LP.

Um mês depois de cenas desordeiras em
Singer Bowl, Nova Iorque, o grupo voou para Inglaterra afim de dar o seu primeiro concerto fora da América do Norte. Deram uma conferência de imprensa na ICA Gallery em Londres e alguns concertos no The Roundhouse Theatre. O resultado da viagem foi transmitido na Granada TV's The Doors Are Open e posteriormente lançado em vídeo. O grupo tocou então várias datas na Europa, nomeadamente um show em Amsterdão sem Morrison, depois deste ter sofrido um colapso devido a uma overdose de drogas. Morrison retornou a Londres a 20 de Setembro e aí permaneceu durante um mês.

O grupo tocou mais nove datas nos EUA e começaram a trabalhar em Novembro no seu quarto LP. 1969 seria um ano difícil para o grupo, apesar de começarem bem com um concerto esgotado no prestigiado
Madison Square Garden em Nova Iorque a 24 de Janeiro e com um bem sucedido novo single, "Touch Me" (lançado em Dezembro de 1968), que chegou a número 3 nos EUA.


Hoje deixo-vos com a célebre "Hello, I Love You" retirada dos clássicos do VH1. Como brinde, um vídeo da prisão e julgamento de Morrison a 12 de Setembro de 1967 em New Haven com um excerto de "An American Prayer" por cima, visto não existirem vídeos desta prisão com som. Jinhos.

Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game
Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game

She's walking down the street
Blind to every eye she meets
Do you think you'll be the guy
To make the queen of the angels sigh?

Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game
Hello, I love you
Won't you tell me your name?
Hello, I love you
Let me jump in your game

She holds her head so high
Like a statue in the sky
Her arms are wicked, and her legs are long
When she moves my brain screams out this song

Sidewalk crouches at her feet
Like a dog that begs for something sweet
Do you hope to make her see, you fool?
Do you hope to pluck this dusky jewel?

Hello, Hello, Hello, Hello, Hello, Hello, Hello
I want you
Hello
I need my baby
Hello, Hello, Hello, Hello